quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Partiu Concursos??

Boa noite senhores,

Quero falar sobre concursos

Hoje no trabalho tive um tempo livre e fiquei pensando na minha carreira, pensando como trabalhar é chato, mas, já que tenho que trabalhar, deveria ir atrás do maior salário de início e juntar dinheiro mais rapidamente para a IF.

O problema da iniciativa privada é a demora para ganhar bons salários, tenho certeza que em 20~25 anos posso ganhar mais que esses cargos públicos, mas eu não quero trabalhar mais 20 anos, ir atrás de promoções, fazer network, política do escritório e etc, é muito desgastante.

Isso me fez pensar em partir para os concursos, "só" estudar e passar na prova e melhorar substancialmente meu salário e o meu aporte, talvez essa seja a melhor alternativa para ter um aumento rapidamente.

Acredito que uns três anos sejam suficientes para passar em algum cargo bom (>10k), tendo em vista que não pretendo parar de trabalhar, posso investir em bons cursinhos, sei que a concorrência está grande, mas acho que a maioria não tem a disciplina e nem a paciência de estudar.

O lado ruim é ter que aprender um monte de coisa praticamente inútil, apenas para passar na prova, desperdiçando muita energia que poderia ser usada para algo melhor, tenho medo de não passar na prova, custo de oportunidade gigantesco, ou então, depois de passar na prova, perceber que não valeu a pena.

Não pensem que quero ser mais um funça encostado, pelo que andei lendo, o pessoal que ultimamente entra nesses cargos concorridos é muito capacitado e está acabando com a imagem de preguiçoso que temos dos servidores públicos, um cargo que me chama a atenção é o de analista do banco central, parece ser legal trabalhar lá, mexer com a economia do país e tal.


É claro que ainda estou pesando os prós e contras, estudar algo só para fazer uma prova é muito chato, aprender um monte de coisa que, se não passar na prova, não vai me servir pra mais nada, mas é assim que as coisas são, é um bom sinal a dificuldade das provas, as pessoas tendem a valorizar mais o que for difícil.

2 comentários:

  1. To nessa vibe também, cansei de tentar agradar chefes e clientes e ficar igual cachorro esperando uma promoção, reconhecimento ou um aumento. Inclusive, no começo do ano fui demitido e não pretendo procurar emprego novamente. Vou me virar fazendo uns bicos e estudar até passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc consegue se bancar acho que vale a pena ficar desempregado por um tempo, dá até vontade de sair do trabalho e tentar, boa sorte aí

      Excluir